This forum is only for the Teamers and Teaming Managers of this Group.
To comment:
Vale a pena pensar nisto!
Todos os anos é a mesma ladainha: “procuro um gato bebé”.
Vivemos numa sociedade habituada ao sucesso rápido e à satisfação imediata. Já não há fruta da época, o modelo económico produz tudo o ano inteiro, como se qualquer desejo tivesse obrigatoriamente de existir e estar disponível para compra. Tornámo-nos ruidosos, impacientes, sedentos do “eu quero, logo tem de haver”.
Enquanto isso, o número de gatos adultos e seniores abandonados continua a crescer em cada época. Ainda assim, a maioria das pessoas acorda um dia e decide: “quero um bebé”.
Estamos no período de cio das gatas. Depois vêm cerca de 61 dias de gestação e mais 2 a 2,5 meses até que as crias tenham idade para serem adoptadas de forma responsável. Mas para quem quer, isso não importa.
Tal como não se pensa no preço que se paga pelo planeta, pela vida e por todos os que estão por detrás de cada produto e de cada montra, também muitos não querem saber do animal em si: da gata-mãe, das crias, do seu bem-estar. O que importa é apenas o desejo. E esse, tem de ser cumprido.
A lógica é simples e cruel: se não houver aqui, há-de haver noutro lado.
Eu quero. O meu filho quer. Portanto, tem de haver.
Quantas destas pessoas asseguram verdadeiramente o bem-estar destes animais e a sua vida até ao fim? Algumas. Outras, perante o primeiro incómodo, descartam. Porque, como em tantas áreas da vida, o imediato, o efémero e o “agora” é que contam.
Entramos em mais um ano, mas pouco se aprende. Na ânsia de ter, os outros é que estão sempre errados.
Nas associações vive-se diariamente a dor do abandono: adultos, seniores, doentes, vítimas de maus-tratos. Animais invisíveis para quem só quer bebés.
Muitas pessoas têm dinheiro para tudo o que as embeleza exteriormente, mas são incapazes de garantir uma alimentação minimamente digna, cuidados veterinários regulares, esterilização e acompanhamento. Abandona-se, e segue-se à procura de mais um bebé.
É triste, mas esta é a nossa realidade.
Obrigada a todos os seres humanos que adoptam animais com amor, respeito e consciência do que significa, verdadeiramente, adoptar uma vida.
This forum is only for the Teamers and Teaming Managers of this Group.
To comment:
Teaming Manager
on 03/02/2026 at 09:00h